quarta-feira, 25 de junho de 2014

Passar nos Exames Internacionais

     Os exames internacionais de idiomas, também conhecidos como certificados de proficiência, são provas que, como o vestibular, são mais bem enfrentadas quando temos algumas cartas na manga. O objetivo dessa postagem -- um pouco longa, mas vale a pena! -- é compartilhar algumas dicas para ajudar a quem quer passar nessas provas. Os macetes estão fundamentados na minha experiência (tenho 7 certificados internacionais: B2 e C2 em inglês; B1, B2 e C1 em francês; C2 em espanhol; e B1 em italiano) e no livro The Art and Science of Learning Languages, de Amorey Gethin e Erik Gunnemark.

     De modo geral, para passar nos exames você precisa:
1) Preparar-se corretamente antes da prova.
2) Usar as técnicas corretas durante a prova.

     Na preparação, é importantíssimo seguir um dos preceitos mais importantes da Antiguidade: Conhece-te a ti mesmo! Ou seja, tenha uma lista de seus erros "preferidos". Ter autoconsciência de seus pontos fracos é, paradoxalmente, uma das chaves do sucesso para passar nos exames. Em primeiro lugar, faz com que você não se exponha sem necessidade. Você deve mostrar ao examinador apenas o que sabe, nunca aquilo que ignora. Em segundo, faz com que você, no tempo que reservará para revisão ao final do exame, saiba exatamente o que revisar.

     Além de conhecer a si mesmo, é fundamental conhecer também a prova que será realizada. As partes que a compõem, a pontuação e o tempo alocado para cada parte, o tipo de linguagem, de estruturas gramaticais e de vocabulário a ser exigido, os assuntos que podem cair na compreensão e na produção de texto, entre outros.

     Faça as provas anteriores! Esse é talvez a dica mais óbvia, porém a mais quente. Vários dos exames internacionais disponibilizam amostras de provas anteriores (chamadas em inglês de sample papers). Mas atenção: saber e tentar decorar a resposta de mil exercícios não vale nada se você não souber como resolvê-los. O problema não é lembrar-se da resposta. O problema é lembrar do problema!

     Durante a prova, uma das técnicas básicas diz respeito ao controle do tempo, ou timing. A primeira regra é tentar fazer toda a prova. Você não obterá pontos por aquilo que deixou de fazer. E para isso, fica mais fácil se você tiver tudo cronometrado -- o tempo que deve ser gasto em cada parte da prova. Tem gente que acha estressante ficar de olho no relógio. Porém, é melhor ter esse pequeno estresse do que um grande estresse e frustração no final do exame.

     Daí a importância de se ter feito simulados da prova durante a preparação. Você saberá exatamente como se comportar quanto ao tempo. Isso é ainda mais crítico se você considerar que, ao final, ainda deve sobrar tempo para revisar e passar o que foi marcado para a folha de respostas (no caso dos exames que não são feitos em computador).

     A revisão é importante. Muita gente diz que se for revisar vai acabar apagando uma resposta certa e colocando uma errada. Isso acontece porque elas não sabem exatamente o que revisar. Dependendo das questões, você pode ir marcando aquilo onde ficou com dúvida para voltar ao final da prova. Mas isso só adianta quando são questões de compreensão de texto ou de gramática, porque as perguntas de compreensão oral são muito rápidas, e uma vez que o som acabou, não tem como voltar atrás. Essas você tem que dar o máximo de si e resolver na hora.

     Antes dessas provas de compreensão oral, é necessário ajustar o som que sai das caixas. Se o examinador não fizer isso e você sentir que está muito alto ou muito baixo, você deve solicitar ao responsável, gentilmente, que regule o som para o seu melhor desempenho. Tem gente que prefere fazer essa parte de olho fechado, outros preferem de olho aberto. Enfim, veja como você se concentra melhor e dê o máximo de si.

     Quanto à redação, antes de começar a escrever em definitivo, é crucial fazer um breve esboço do texto. Não haverá tempo para um rascunho completo, mas é possível organizar as ideias e ver quais serão desenvolvidas. Eu gosto de pensar em 1 parágrafo para a introdução, 2 para o desenvolvimento e 1 para a conclusão. E sempre começo pelo desenvolvimento, depois concluo, e então faço a introdução. Cada um pode desenvolver a sua técnica.

     É importante também, para a redação, que você tenha levantado sua lista de "erros preferidos" durante a preparação. Se você sabe que sempre comete erros com artigos definidos / indefinidos, por exemplo, vale a pena revisar o texto para esses detalhes. Às vezes os pontos que você ganha com os detalhes podem ser determinantes.

     Ah, não se esqueça do equipamento básico: eu gosto de levar meu estojo surrado, com todas as canetas, lápis e borrachas necessários, além de barra de cereal, garrafinha d'água, relógio (lembre-se de que, geralmente, celular não é permitido nas salas de prova) e outros apetrechos que se fizerem necessários.

     Resumindo:
1) Conhece-te a ti mesmo.
2) Conheça a sua prova.
3) Seja rigoroso no controle do tempo.
4) Revise.

     E, finalmente, seja realista: não busque ser perfeito na prova. É mais inteligente limitar-se a responder ao que está sendo pedido.

     Com essas dicas, a prova não o assustará, e passar será uma questão de ter o nível adequado para o que é exigido pela prova. Você aumentará a sua autoconfiança e estará no controle da situação. Encare a prova como um desafio saudável, estimulante, e você aumentará em muito suas chances de sucesso.


Boa sorte! ¡Suerte! Good luck! Buona fortuna! Viel Glück! Bonne chance !



   



Nenhum comentário:

Postar um comentário