segunda-feira, 2 de junho de 2014

GALINHA TONTA

O estudo de poliglotas e o modo como aprenderam idiomas é fundamental para se entender e aprimorar o que alguns autores chamaram de "The Art and Science of Learning Languages" (A Arte e a Ciência do Aprendizado de Idiomas). Com essa intenção, a personalidade do Edvalson Bispo dos Santos, vulgo GALINHA TONTA, aparece como um caso interessantíssimo que merece um estudo mais aprofundado. Mineiro de São Francisco, ele afirma ter aprendido japonês, alemão e inglês em sonhos que começaram aos 7 e perduraram até os 22 anos de idade (https://www.youtube.com/watch?v=BmG4BwcThkE).

No mês passado, meu grande amigo Juan Talavera, estudioso das capacidades humanas transcendentes, me deu um grande presente de aniversário -- as passagens até a cidade do Galinha Tonta para estudarmos o caso pessoalmente!
No Youtube existem vários vídeos sobre o Galinha, mas estudá-lo in loco é outra coisa! Além do estudo do poliglotismo em si, queríamos estudar a possibilidade de ter realmente ocorrido algo transcendente com ele. Ficamos 29 e 30 de maio com o Galinha Tonta. Podemos dizer que o homem é a simpatia em pessoa. Ele é um exemplo de que o poliglotismo, a capacidade de se falar (falar mesmo) vários idiomas, não se limita às escolas de idiomas. Tem a ver com prática e esforço pessoal. O Galinha é um personagem público, verdadeiro embaixador da cidade. Muitas pessoas nos ajudaram nessa empreitada, a exemplo do Delcídio, dono da Pousada Peixe Vivo, aliás, recomendada a quem quiser se hospedar na beira do Rio São Francisco (o Velho Chico),
e o Valério, dono do Restaurante e Pizzaria Via Center, também recomendada a quem estiver na cidade, além do João Naves de Melo, autor, folclorista e editor do Jornal O Barranqueiro, grande intelectual da região. Levantamos muito material sobre o Edvalson, e será preciso um artigo a ser publicado oportunamente para dar conta da quantidade de informações reunidas. Porém, gostaria de deixar registradas aqui algumas hipóteses sobre o caso Galinha Tonta:

1) Algo transcendente parece ter de fato ocorrido com ele, não sabemos exatamente o quê. Provavelmente a melhor maneira de explicar seja por meio da projeção consciente.

2) Ajudas transcendentes e bem-intencionadas tendem a ocorrer quando os efeitos de tal intervenção tenham consequência na melhoria de vida de muitas pessoas. E isso é exatamente o que o Galinha faz. Ele tem ensinado as crianças carentes, repassando seus conhecimentos sobre idiomas e sobre a vida, há décadas, tendo ajudado milhares de crianças até o momento, tudo de forma gratuita. Ele tem uma escola no fundo do terreno onde mora, e está buscando apoio financeiro para melhorar a estrutura.

3) Pude avaliar o inglês e o alemão do nosso personagem. Diria que ele está no nível B1 com grande potencial para o nível B2. O que é isso? É o nível intermediário avançado! E isso é impressionante, um grande estímulo para quem até hoje sofre com as aulas de inglês.

E isso aí, para quem quer aprender idiomas de modo mais eficiente, os poliglotas são uma inspiração constante. O Galinha é um desses, que vai mostrando o caminho adiante. Vamos em frente! Siempre adelante! Let's keep on going!

2 comentários:

  1. Muito legal o seu post! Como vc bem observou, a aquisição de uma língua não acontece só pelo processo de aprendizagem formal, mas também tem outras formas - imersão no país onde a língua alvo é falada, interação com falantes nativos, entre outras. Muito interessante estudar também a relação com a multidimensionalidade, a experiência fora do corpo, que não deixa de ser uma oportunidade de imersão em contato com falantes da língua :) Keep up the good work!

    ResponderExcluir
  2. Quero agradecer ao Otto e ao Juan Talabera por levarem o meu nome e meus dons linguísticos alem fronteiras. Isso é muito gratificante para mim. Quem quiser visitar me a aqui em São Francisco, estarei sempre as ordens e disposto a recebê-los.

    ResponderExcluir