segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O que é uma língua?

Essa pergunta pode parecer óbvia, mas uma língua, para ser considerada oficial, precisa de uma série de validações políticas, sociais e inclusive econômicas. Às vezes, uma língua é considerada apenas um dialeto porque tem um status menor e foi sobrepujada por outra.

Vejamos o caso da China: há variantes que são tão diferentes entre si que poderiam ser consideradas línguas diferentes, mas são encaradas como meros dialetos. Assim, uma pessoa que domina 5 desses dialetos pode ter uma habilidade extraordinária, mas na sua contagem lingüística, ela seria considerada não uma poliglota, mas apenas uma falante de chinês e algumas de suas variantes.

Por outro lado, as línguas modernas derivadas do Latim (português, espanhol, italiano e francês, entre outras) são muito semelhantes, e uma pessoa que aprende duas não tem grandes dificuldades em aprender mais uma delas. Mesmo assim, já seria considerada uma poliglota, pois essas línguas tem um status social e político proeminente, são consideradas línguas de cultura. Nesse caso, o falante de várias línguas neolatinas é considerado poliglota enquanto o falante de vários dialetos de chinês não é, embora, do ponto de vista das habilidades lingüísticas, o falante das variantes do chinês seja muito mais "poliglota".

Portanto, definir se um código lingüístico é de fato uma língua oficial ou não acaba contando para se definir também se a pessoa é poliglota ou não, pelo menos em termos "oficiais".

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Multilingualism

Nenhum comentário:

Postar um comentário