domingo, 20 de setembro de 2009

IV Encontro Poliglota - Muito bom!

Na noite de sábado passado (19/09), 40 pessoas se reuniram para praticar inglês, espanhol e francês. Tinha gente que também falava italiano, alemão e norueguês. A maioria (60%) praticou o idioma de Shakespeare, 30% o de Cervantes (ou o de Jorge Luís Borges?), e 10% o de Racine (ou o de Sarkozy, Zidane, Sartre e tantos outros?).

Mais ou menos 20 pessoas apareceram pela primeira vez, entre elas um jovem alto e loiro, nascido no Japão! Na verdade, seus pais são noruegueses e ele cresceu em vários lugares. Morou na Índia e se familiarizou com alguns dialetos, mas o idioma que fala melhor é o inglês mesmo. Faz dois anos que está no Brasil, e já fala bem a nossa língua. Pois é, o Encontro Poliglota é mesmo um ótimo local para se cohecer pessoas interessantes.

Além do nosso amigo japonês, havia brasileiros (naturalmente), argentinos e também um representante da França. Todos bastante animados, integraram grupos e realizaram dinâmicas onde o desafio era usar a memória na língua estrangeira. Em uma delas, você dizia uma palavra, p. ex., dog. O outro tinha que falar uma palavra que começava com "g" e repetir as palavras que os colegas tinham falado antes dele, e assim por diante.

Nós, que organizamos o evento, ficamos bastante felizes com a participação dos freqüentadores. A nossa filosofia, promover um espaço onde as pessoas possam interagir espontaneamente em línguas estrangeiras, está dando certo. Quando as pessoas perguntam até que horas vai o Encontro, geralmente digo que vai até a última pessoa ir embora. Ontem, não foi diferente: fui embora dez para meia-noite!

Um grande abraço a todos e até o próximo Encontro Poliglota!
Até lá! See you! Hasta la vista! À bientôt!

4 comentários:

  1. Olá Otto! tudo bem?
    a iniciativa de vocês, como já comentei, é interessantíssima. Ontem vi cartaz na ACFBFI divulgando o último encontro. Não fiquei sabendo a tempo, que pena! Cadastre, por favor, meu e-mail e me encaminhe sempre os convites para os próximos, ok? Com certeza participarei. No francês ainda to "capengando" mas o espanhol vai bem, rs.
    Vou para praticar os dois, em todo caso.
    Um abraço e à bientôt!
    jeanehanauer@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar Jeane!

    Abraço,

    Otto

    ResponderExcluir
  3. Eu me atrapalhei todo achando que o encontro seria dia 20... Era meia-noite do dia 19 quando eu percebi o meu equívoco...
    Bem, fica pra próxima! Que bom que mais uma vez o encontro foi um sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Beleza, agradecemos a lembrança. Em breve vamos anunciar o próximo.

    Abraço,
    Otto

    ResponderExcluir