quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Técnicas de leitura

As técnicas de leitura em idioma estrangeiro são fundamentais para aumentar o vocabulário, adquirir conhecimentos técnicos ou mesmo para entretenimento. Ao modo de autoavaliação, o(a) interessado(a) pode começar respondendo às seguintes perguntas:
1. Uso meus conhecimentos sobre o tema para decifrar as partes obscuras de um texto?
2. Apoio-me no contexto?
3. Aproveito os cognatos para ampliar meu vocabulário?

A palavra cognato significa, aqui, as palavras de origem comum, ou mais precisamente, de mesma raiz. O verbo "considerar" tem como cognatos, por exemplo, as palavras "consideração", "considerável", "consideravelmente", "considerado", "considerando", "considerabilidade", "desconsiderar", desconsideração". Ou seja, conhecendo o verbo, não é difícil deduzir o sentido das outras palavras. Para isso é importante conhecer os prefixos (palavras que vêm antes, como o "des-" de "desconsiderar") e os sufixos (palavras que vêm depois, como o "-ável" de "considerável"). Essa habilidade com a nossa própria língua materna pode e deve ser transferida para línguas estrangeiras. Disso deriva a primeira técnica abaixo:

1. Técnica do cognato: conhecimento dos principais prefixos e sufixos do idioma para derivar palavras e decifrar o texto.
2. Técnica da repetição do tema: ler vários textos sobre o mesmo assunto de interesse. O ideal é que seja assunto já dominado na língua materna, pois sendo assim fica mais fácil deduzir o significado de palavras desconhecidas no idioma estrangeiro.
3. Técnica da leitura de livro traduzido: ler a tradução, para o idioma estudado, de um livro que se conhece bem. Apesar de muitas vezes traduções não apresentarem a mesma fluidez de um texto escrito no idioma original, elas são muito boas porque você já sabe de antemão o que o texto quer dizer.
4. Técnica da leitura extensiva: na leitura extensiva, lê-se muito sem se preocupar com detalhes ou palavras desconhecidas. A ideia é passar por cima do texto para, de maneira até inconsciente, se absorver o modo de construção das frases (sintaxe) assim como vocabulário novo.
5. Técnica da leitura intensiva: na leitura intensiva, seleciona-se um trecho para dissecção. Dissecar significa entender todas as relações entre as palavras, a começar pela identificação do sujeito, do verbo e dos complementos, suas variações, e todo o vocabulário contido naquela passagem. Não importa se são necessárias 3 horas para chegar aos mínimos detalhes. Esse esforço ocasional tem um retorno considerável na compreensão automatizada de novos trechos.

Nesse ponto é preciso fazer uma observação sobre o uso de gramáticas e dicionários:
1. Gramáticas: quando a pessoa já tem o nível mínimo para começar a ler de modo independente, a questão principal torna-se mais vocabulário do que gramática propriamente dita. O ideal é recorrer a gramáticas apenas para ilustrar um trecho ou construção que não foi bem entendido. Mas a leitura feita com motivação, com interesse real no significado que o texto pretende transmitir, ajuda a superar dificuldades gramaticais.
2. Dicionários: o uso constante de dicionários a cada palavra desconhecida, a cada linha de um parágrafo, acaba desestimulando e faz a pessoa abandonar a leitura. É preciso superar a tentação de se abrir o dicionário a cada palavra desconhecida. Para ajudar nesse sentido, o contexto e a técnica do cognato são muito úteis. E se a palavra desconhecida for extremamente importante, ela vai aparecer tantas vezes no texto que se você não acabar entendendo seu significado, você vai perceber que essa é uma palavra que vale a pena consultar no dicionário. Em minha opinião -- com a qual você não precisa concordar -- as palavras tem a seguinte ordem de prioridade decrescente: primeiro os substantivos, depois os verbos, adjetivos e advérbios. A frase deve ser usada para ilustrar o vocabulário, e não o contrário.

Muito mais pode ser dito sobre vocabulário, gramáticas e dicionários, mas o objetivo é abordar esses assuntos dentro do âmbito das técnicas de leitura. Se o leitor, ou a leitora, conhecer mais algumas técnicas, fique à vontade para compartilhar!


Um comentário:

  1. Gostei do Poste. É bastante educativo para pessoas como eu que está a procura de aprender novos idiomas. Thank you !

    ResponderExcluir