quarta-feira, 16 de julho de 2014

Livros Poliglotismo

Pegando carona na postagem anterior, vale a pena abordar também os livros sobre Poliglotismo. Existem alguns grandes poliglotas na internet, com destaque, a meu ver, para Alexander Arguelles. No Brasil, e um dos maiores -- se não o maior -- do mundo é o Carlos Amaral Freire. Agora, livros mesmo, não é fácil achar. Por isso recomendo aqui dois títulos que me ajudaram muito a compreender o universo das práticas, técnicas e estudos referente ao poliglotismo:

1. Bilingual: life and reality, de François Grosjean. Resumindo toda a massa de estudos formais sobre o bilinguismo, o autor consegue ser didático e acessível. No meio acadêmico, o poliglotismo não é muito estudado, e sim o bilinguismo. Do ponto de vista prático, grande parte dos estudos sobre o bilinguismo podem ser extrapolados para a pesquisa sobre os poliglotas, afinal de contas, vários fenômenos (como o princípio da complementaridade e a mudança de código) são os mesmos.

2. Babel no more, de Michael Erard. O subtítulo do livro, the search for the world's most extraordinary language learners (a busca pelos mais extraordinários aprendizes de idiomas do mundo) dá o tom desse livro, quem tem o mérito de ser pioneiro no estudo dos poliglotas do jeito que eles são. Dissipar a bruma mística em torno dessas personalidades, ao mesmo tempo em que se ressalta as suas qualidades e possíveis contribuições para todos que querem aprender idiomas, é tarefa que requer honestidade e exatidão.

Esses dois livros, infelizmente ainda apenas em inglês, são bastante úteis e não podem faltar na biblioteca daqueles interessados em poliglotismo de modo geral. Conhecem outros livros na área?

Nenhum comentário:

Postar um comentário