quarta-feira, 9 de julho de 2014

Livros Autodidatismo em Idiomas

Não é tão comum encontrar livros de grandes poliglotas falando sobre as técnicas que utilizaram para aprender idiomas. Livros sobre autodidatismo em idiomas então, mais raro ainda, pelo menos no Brasil. Mesmo assim existem alguns livros que podem ser recomendados nesse sentido:

1. Como aprendi o português e outras aventuras, de Paulo Rónai. Leitura agradabilíssima sobre como um erudito húngaro, radicado no Brasil, aprendeu o português, desde as dificuldades de interpretação de poesias paulistas até as peripécias nos bondinhos portugueses. Quando chegou ao Brasil, Rónai exclamou: "ah, esse foi o português que aprendi"! Há outros capítulos falando sobre métodos utilizados por poliglotas do mundo todo.

2. Polyglot: how I learn languages, de Kató Lomb. Outra húngara, cuja obra foi traduzida para o inglês e se encontra disponível em: http://www.cc.kyoto-su.ac.jp/information/tesl-ej/ej45/tesl-ej.ej45.fr1.pdf. Ler a Kató é motivo de inspiração constante. Vale lembrar que a maioria de suas línguas foram aprendidas em idade adulta, demolindo o mito de que se aprende apenas quando é criança. Estamos falando de uma das primeiras intérpretes de conferência do mundo.

3. The polyglot project, organizado por Claude Cartaginese. Trata-se de uma antologia com artigos de diferentes aprendizes de idiomas, alguns mais avançados, outros menos. Contam a experiência de cada um aprendendo e dominando os idiomas que estabeleceram para si. Vale a pena ler os artigos de Moses McCormick, Stuart Jay Raj e Benny Lewis. O livro está disponível em http://www.fluentin3months.com/wp-content/downloads/The_Polyglot_Project.pdf.

Existem também vários livros, sobretudo em inglês, que tratam do tema "teach yourself languages" -- ensine idiomas a si mesmo. Há de saber distinguir entre os livros sérios e os mercantilistas. Como disse no início, conheço poucos livros publicados no Brasil sobre o assunto. Além da obra de Rónai citada acima, tenho também o livro As línguas divertem: uma visão não convencional, de Oswaldo Ballarin.

Se alguém conhecer outros livros brasileiros na área, por favor compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário