quinta-feira, 23 de julho de 2009

"Multa para publicitário que usar estrangeirismos"

É isso mesmo. Parece que no estado do Paraná, terra que recebeu e ainda recebe tanta gente do mundo todo, resolveram proibir o uso de estrangeirismos em anúncios publicítários.

O estrangeirismo é uma palavra ou expressão estrangeira usada em vernáculo e que não foi adaptada para a língua receptora.

Gente... a inclusão desses termos é feita há tantos séculos, em tantos lugares, de formas tão diversas que eu nem vou voltar a fita! Mas tenho uma lei melhor para ser colocada no lugar dessa: todas as prefeituras devem colocar Centros de Idiomas à disposição da população, com pelo menos 4 opções de línguas estrangeiras, para quem quiser aprender de graça. Que tal?

Mais informações, no ParanáOnline Hu-ho... será que o nome do site, quero dizer, do sítio deles vai ter que mudar?http://www.parana-online.com.br/editoria/economia/news/385766/?reference_id=57681f2ff85b544f4ddb8d4b176edba40b2442a6

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal,


    "Qual a nossa identidade?", talvez seja essa a pergunta que esta lei está nos fazendo... estamos aptos, ou queremos, respondê-la?
    Com certeza a lei é polêmica. Mas, países como a França, adotam leis desta natureza a muitos anos. Até que ponto a utilização de "estrangeirismos" não é uma forma de submissão ou dominação cultural? Vejam a nossa língua: falamos português. Não nos damos conta, mas falamos a língua da nação que explorou os nossos ancestrais e que aplicou leis nesta terra que coibiram a prosperidade e instituirão problemas sociais que temos até hoje, como o coronelismo no Nordeste ou as favelas por todas as partes do país.
    Até que ponto não podemos por em questão estes detalhes da nossa vida. Não com o objetivo de mudar a língua ou proibir estrangeirismos, como a lei argumenta, mas com o intuito de trazer uma luz ao nosso passado e deixar mais claro o que queremos para o nosso futuro, como nação e povo.

    ResponderExcluir