terça-feira, 14 de julho de 2009

Depoimentos - parte 2

Este depoimento é de uma participante que não quis se identificar. Ele esteve pela primeira vez no Encontro Poliglota no sábado passado, 11/07.

Participei pela primeira vez do Encontro Poliglota na sua segunda versão. Recebi o crachá de Espanhol e Francês por ter incipiente conhecimento desses idiomas. Em Espanhol, sei ler – entendo bem – e escrever, porém não tenho segurança na fala. Preciso pensar na maneira de pronunciar determinada palavra, ou conjunto de palavras, para falar uma frase completa. Dessa forma, não é frutífero manter uma conversação com várias pessoas, porque enquanto se pensa como falar aquela ideia, a conversa já avançou.
No Encontro, fiquei mais ouvindo (e entendendo) do que falando, e não me senti participante. Fiquei no grupo de Espanhol todo o tempo e nem me aventurei a chegar ao grupo de Francês que domino menos ainda que o Espanhol. O grupo era animado. Tinha pessoas com uma gradação de domínio do Espanhol que ia de um domínio pleno até um mediano, todas mantendo a conversação.
Refletindo sobre o fato na manhã seguinte, concluí que o Encontro Poliglota é uma grande oportunidade de prática dos idiomas que se conhece, e que podem ser esquecidos se não praticados. Entretanto, para aqueles que ainda estão aprendendo o idioma, importa estudar em casa no período de 1 mês que intercala os Encontros, para poder aproveitar bem a oportunidade que o Encontro Poliglota oferece.


É isso aí gente, vale a pena aproveitar o espaço do Encontro para realmente "soltar a língua" e se desinibir na conversação. Há pessoas de vários níveis, então não é preciso ficar acanhado, pois sempre se acha alguém ideal para praticar. Estudar um pouco no período de 1 mês entre os encontros é uma boa dica de nossa amiga depoente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário