quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Resultado da Enquete

Caros amigos,
A nossa enquete sobre a quantidade de línguas que cada um fala se encerrou. Agradecemos a participação de todos e em breve faremos uma análise dos resultados. Continuem praticando seus idiomas para o próximo Encontro Poliglota!
Abraço,

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Encontro Poliglota cumpre função

O 3o. Encontro Poliglota mais uma vez cumpriu sua função em grande estilo - proporcionar a prática de idiomas em ambiente amigável. Agora, estiveram presentes aproximadamente 40 pessoas, de 4 nacionalidades (argentina, brasileira, britânica e palestina) praticando 3 idiomas (inglês, espanhol e francês). Mas, tinha gente que também falava árabe, japonês, chinês e coreano.

Pelos nossos cálculos, mais ou menos 20 pessoas estão se tornando frequentadoras assíduas. Vamos nos esforçar para continuar com a novidade do Encontro, e pretendemos inovar nos próximos. O objetivo é, acima de tudo, soltar a língua.

Praticar idiomas com autonomia é um desafio para todos nós, e essa é uma das nossas missões, ajudar os participantes a serem mais proativos em seu desenvolvimento linguístico.

O próximo Encontro será no mês que vem, 19 de setembro, mesmo horário e local. Vão afiando as línguas, e até lá!

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Em tempo... Depoimentos - parte 3

Às vésperas do próximo encontro, recebemos mais um depoimento de uma amiga participante do Encontro Poliglota. Agradecemos a Reem pelo carinho e contamos com sua participação no sábado que vem.

"Gostaria de parabenizar Otto e Alba pelo sucesso do 2o Encontro poliglota que foi dia (vixi esqueci o dia). Tive a portunidade de participar... adorei e recomendo.
Se você não pôde participar, não perca o próximo pois o encontro é riquíssimo. Além de praticar o idioma com o qual você mais se identifica, sendo inglês, espanhol, italiano, francês ou árabe, você também tem a portunidade de conhecer novas pessoas e fazer amigos.
Isso foi o que aconteceu comigo no 2o Encontro Poliglota. Através da intervenção do Otto conheci a Dr. Fátima, praticamos o idioma árabe que era familiar a nós duas e nos surpreendemos ao saber que somos parentas e nascidas na Palestina.
Ela me fez relembrar de uma música que aprendemos na escola quando era crianca, que fala do nosso amor à nossa terra...
Vale ressaltar que todo este programa é gratuito.
Pode aparecer exagero falando que adorei... mas realmente amei... recomendo... e estarei eu mais 4 amigas novamente no 3o Encontro Poliglota que será dia 22\08.
Obrigada"
Reem Kamel Hamed

terça-feira, 11 de agosto de 2009

10 sites para aprender um novo idioma na internet

Cursos de línguas invadem chats, vídeos e até Twitter

Imagine fazer um curso de inglês sem salas de aula: você nem precisa sair de casa para aprender. Aliás, as aulas acontecem quando você quiser. As apostilas são interativas e muitas vezes recheadas de vídeos, áudios e até jogos. Seus colegas são um caso à parte: um mora no Sri Lanka e o outro, na Espanha. Imaginou? Pois é assim que o ensino de idiomas está se espalhando pela internet.

As redes sociais tornaram mais abrangente o leque de opções de quem deseja aprender uma nova língua. Afinal, nem todo mundo tem tempo, dinheiro ou disposição para fazer um curso tradicional. Mas não se engane: para aprender um novo idioma pela internet, é necessário ter bastante força de vontade, já que a tendência a abandonar o curso é muito maior: não há compromisso com professores e lições e as aulas, geralmente, são gratuitas.

O Guia do Estudante selecionou dez sites que podem ajudar na hora de aprender uma nova língua:

O site tem versão em português – que é aperfeiçoada pelos próprios usuários – e é um dos mais conhecidos na web. É organizado, bastante didático e conta com quatro frentes de ensino: primeiro, o aluno passa por slideshow com áudio, que representa uma figura e ensina como escrevê-la e enunciá-la. Depois, o aluno revê o conteúdo aprendido. No terceiro passo, o internauta deve escrever uma redação curta sobre um tema proposto pelo site e, por fim, gravar exercícios em áudio e enviar para outros usuários comentarem. Há uma barra que marca seu progresso nos exercícios e é sempre possível fazer lições extras. Se optar pela conta premium, que é paga, o aluno pode se tornar um professor no Livemocha.

O site é em inglês e investe bastante no conceito de rede social: é possível adicionar amigos, enviar mensagens ou chamar usuários para o “Busuu Talk”, um comunicador instantâneo do próprio site. O aviso sonoro de que alguém está chamando você para conversar pode ser irritante, mas o conceito é legal: na janela de conversa, aparece ao lado uma lista com verbetes de ajuda. Há também uma opção de videochat.

Investe na ideia de ter um “parceiro de línguas”: você escolhe alguém para trocar informações e se ajudar mutuamente. Há grupos de discussão, fóruns e murais de recado e wikis. Para os professores natos, uma boa notícia: você pode se candidatar a uma vaga no site e ganhar dinheiro ensinando pela internet.

Oferece cursos de francês, alemão, italiano e espanhol. O site fica disponível tanto em inglês quanto na língua que você está aprendendo. O registro é rápido e trabalha com sistema de pontuação. Você tem duas chances para acertar um exercício, ou o site completa a resposta para você. Há um sistema de busca especial no site que traduz qualquer palavra (nesses idiomas) automaticamente. Há também a opção de adicionar amigos, enviar mensagens e consultar o perfil dos usuários. O site encoraja a postagem de fotos e o desenvolvimento de relações entre os usuários.

Assim como o Busuu, o Palabea possui um comunicador instantâneo próprio. Parece bastante uma rede social e permite o upload de fotos e vídeos. A troca de idiomas se dá por aulas gravadas, fotos e podcasts, e o usuário pode carregar documentos com exercícios. O site possui um espaço para novidades e eventos, conta com fóruns de discussão e grupos de estudo, além de um mapa que aponta quantos usuários do site moram em cada país. Há também um ranking para os professores mais populares e um termômetro de humor.

Inusitado, o site é voltado para estudantes de esperanto e é totalmente em português. Há várias páginas de texto explicando a origem da língua e o internauta tem a opção de receber uma palavra por dia em esperanto por e-mail. Não há muita interatividade entre os usuários, embora seja possível enviar cartões ilustrados para amigos no site. Há também jogos em flash, planos de estudo, exames de nível e concursos.

Em português, o site funciona a base de posts dos membros do site. Você pode corrigir as frases de outros usuários e dar dicas. O site também possui um sistema de pontuação: tanto as correções quanto os agradecimentos são contabilizados em um ranking de usuários.

Boa parte do conteúdo mais interessante do Smart.fm está disponível apenas para contas pagas, mas é possível utilizar o sistema de listas, criadas pelos próprios usuários do site, que estimula a participação e a troca de conversa entre os usuários. Quem opta pela conta premium tem direito aos aplicativos iKnow!, Dictation e BrainSpeed, que oferecem exercícios diversos e numerosos, dependendo do nível do idioma aprendido. O site também conta com podcasts e serviços pelo celular.

O serviço também é pago, mas é possível utilizar a versão de teste. O site oferece grande quantidade de aulas, a maioria delas em áudio. Você pode comprar o curso que lhe interessa mais e fazer os exercícios quando quiser.

O site se concentra em grupos de discussão sobre temas diversos, que vão desde o aprendizado do idioma em sua forma pura – é possível fazer uma busca pela ênfase que você pretende aprender do idioma – até temas diversos como cultura e meio ambiente. Os alunos gravam mensagens em áudio e enviam para o grupo, como se estivessem em um podcast sobre o tema. É possível transcrever o que foi dito e acrescentar ao áudio. Há também grupos de leitura e interpretação de textos.

No Twitter: Aprendendo um idioma em 140 toques

Se você realmente quiser mergulhar no mundo dos idiomas, que tal seguí-los no Twitter? O @linguick e o @ikll são para os apaixonados por linguagem, não importa qual seja; já o @learnkanji é destinado a quem sempre quis saber japonês. Há também o @learnspanish, @learnenglish_bc e o @frenchlanguage para quem deseja receber doses diárias da sua língua de estudo no Twitter. Agora não tem mais desculpa: clique no mouse e vá estudar!

Fonte: Guia do Estudante

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Vamos matar saudades...

Aqui estão algumas fotos que recebemos do nosso amigo Christophe Banning, o francês do Encontro Poliglota, como ele mesmo disse. Vocês podem ver desde iniciantes até gente muito experiente, todos interagindo e se divertindo.

Nos vemos no próximo Encontro Poliglota! Até lá...

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

ENCONTRO POLIGLOTA

Aí está o cartaz, promessa cumprida! Participem do Encontro Poliglota. É o melhor lugar de Foz do Iguaçu para se praticar qualquer idioma e conhecer pessoas interessantes. E o melhor: de graça! Espero por vocês,

domingo, 2 de agosto de 2009

Guarani - o novo idioma oficial do Mercosul

A última cúpula de presidentes do Mercosul chancelou o Guarani como língua oficial do bloco, além do português e do espanhol. Isso remodela a vida cultural da região, pois reconhece e dá status a esse idioma nativo, falado no Paraguai e partes da Argentina. Na prática, isso significa que a partir de agora todos os documentos do Mercado Comum do Sul serão redigidos em 3 línguas. Para maiores informações, sigam o link www.guata.com.br/uns_toques/B090729UT_guarani_agora_lingua_oficial_do_mercosul_IDEN.html

Encontro Poliglota - 22/08

E isso aí! O próximo Encontro Poliglota de Foz do Iguaçu ocorrerá no dia 22/08, sábado, a partir das 18h, na Subway do centro. Ainda essa semana estaremos divulgando o cartaz do evento.
Aqueçam suas línguas e preparam-se para praticar o idioma de sua preferência. A oportunidade é boa também para fazer amizades. Até lá! See you there! Nos vemos en el encuentro! À la rencontre polyglotte! Ci vediamo nell'incontro poliglotta!