segunda-feira, 22 de junho de 2009

Está confirmado!

O próximo encontro poliglota será no dia 11 de julho de 2009, no mesmo local e mesmo horário. Se você não foi ao primeiro, conheça esse espaço multilíngue. Se você foi e gostou, aproveite a chance de soltar a língua novamente!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Híndi, Estoniano, Bengali... conheça LiveMocha

Quer incrementar o seu aprendizado de idiomas? Acesse a LiveMocha, uma ferramenta para você se conectar com falantes nativos ao redor do mundo e aperfeiçoar suas habilidades no seu próprio ritmo. Além de aprender, você também pode ajudar pessoas que estão estudando a sua língua e fazer amigos de várias nacionalidades. O sistema é bem simples, basta se cadastrar e escolher o idioma. www.livemocha.com

domingo, 14 de junho de 2009

Circuito Trinacional

Quem gostou da exibição de 10 a 14 de junho em Foz do Iguaçu para comemorar o Ano da França no Brasil vai poder curtir mais um pouco, pois o circuito não pára por aí...
Teremos duas exposições em Foz ainda este mês:
France en Photo
5 a 30 de junho
Rhônes-Alpes
25 de junho a 12 de julho
e mais cinema:
Dias 17 e 18: Ciudad del Este
Dias 19 e 20: Puerto Iguazú.

Todos os eventos são gratuitos.
Informações: anofranca.foz@gmail.com; 4141.1344/9916.2279

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Web 2.0 força a barra!

Um grupo estadunidense que monitora palavras do idioma inglês na internet, resolveu considerar e divulgar a expressão "web 2.0" como a milionésima palavra inglesa.
Contudo, pesquisadores do idioma vêem o fato como mero golpe publicitário e dizem ser impossível contar as palavras somente a partir da internet, além de ser complicado falar de termos obsoletos, verbos e expressões compostas que surgem a partir dos falantes. "Creio que seja uma fraude completa", afirmou Geoffrey Nunberg, professor de linguística da Universidade da Califórnia.
Fonte: Folha Online (http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u579864.shtml)

quarta-feira, 10 de junho de 2009

L'année de la France au Brésil

O idioma francês vai ser ouvido por mais gente entre os dias 10 e 14 de junho em Foz do Iguaçu. A Mostra de Cinema Francês, com entrada gratuita, acontece no Shopping Cataratas JL e traz os seguintes títulos:

10 de junho
Palavras Riscadas – 20h
Duração (8 minutos)
Quem me Amar me Siga – 20h15
Duração 100’

11 de junho
Poderá Ser Amor? - 17h
Duração 90’
Você e eu – 20h
Duração 90’

12 de junho
Minha vida no ar – 20h
Duração 103’

13 de junho
Até já – 17h
Duração 95’
Papai Noel é um picareta – 20h
Duração 90’

14 de junho
O amor é mudo – 20h
Duração 87’

A sinopse dos filmes você encontra no JIE: http://jie.itaipu.gov.br/print_node.php?nid=11705&secao=turbinadas&q=node/11682&conteudo=11682

segunda-feira, 8 de junho de 2009

sábado, 6 de junho de 2009

O poliglotismo de Rui

"Rui Barbosa regressa de Haia convertido em mito. Alimentada pelo noticiário que não parava de enaltecer sua participação nos debates da Conferência da Paz, a imaginação popular o transforma numa espécie de herói imbatível... Ele, de fato, escrevia e falava fluentemente francês, inglês e espanhol, além de possuir um conhecimento razoável de latim, grego, italiano e alemão. Por esta razão, muitas vezes pôde dispensar intérpretes durante o encontro diplomático na Holanda. Foi o quanto bastou para que surgissem boatos de que ele dominava todas as línguas, vivas ou mortas, dando-se mesmo ao luxo de perguntar ao eventual interlocutor em que idioma queria que falasse."
Fonte: http://www.projetomemoria.art.br/ RuiBarbosa/glossario/o/poliglotismo-rui.htm

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Mi Vida Loca

If you are a native English speaker and want to learn Spanish, this is a nice course for you. BBC Languages has developed an online aplication with video and sound that is exciting and interactive. Basic knowledge about the language spoken in Spain is available online. But if you are already familiar to languages like Portuguese (similar to Spanish), this might be just another thriller with a narrator speaking a lot of English. At the least, there is always a mistery and some intriguing story to make you keen to find out what happens next.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Encontro Poliglota na mídia

É... teve até estrangeira aprendendo português. Confira a reportagem da TV Cataratas.