domingo, 31 de maio de 2009

O Encontro Poliglota foi um sucesso!

Nem o mal tempo conseguiu evitar que as pessoas praticassem idiomas no ambiente aconchegante e amistoso da Subway. Compareceram aproximadamente 50 pessoas de 9 nacionalidades diferentes (argentina, australiana, brasileira, britânica, colombiana, estadunidense, paraguaia, suíça e uruguaia), contribuindo para o poliglotismo da noite, que teve 8 idiomas praticados. Metade dos participantes praticaram inglês, 1/4 falou espanhol, e os outros se dividiram, nessa ordem, entre francês, italiano, japonês, árabe e chinês. Devido ao caráter cultural do encontro, Foz do Iguaçu agradece e a Habla Tradutores conta com a presença de todos no próximo encontro que ocorrerá no dia 11 de julho, no mesmo local, mesmo horário.
See you!
Hasta la vista!
Au revoir!
Arrivederci!
Auf Wiedersehn!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

A Origem e a Evolução das Línguas no Mundo

Quem tem interesse em saber mais sobre as origens dos diversos idiomas falados no mundo vai apreciar essa obra. O Atlas das Línguas é um passeio por famílias linguísticas que não imaginamos já tenham existido. As culturas são retratadas em belas fotografias, além de mapas e quadros que mostram localização, história e evolução das línguas de um jeito muito interessante.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Poliglotas viajam o mundo

Ontem, na condição de intérprete, eu, Alba, acompanhei um casal muito simpático que esteve em Foz do Iguaçu fazendo uma pesquisa sobre o impacto de grandes construções, como hidrelétricas em cidades pequenas, e as soluções encontradas pelas autoridades responsáveis para melhorar a qualidade de vida da população afetada. Ela, poliglota, tailandesa, especialista em Comunicação, falava inglês, tailandês, outros três dialetos do sudeste asiático e já entendia um pouco de francês. Ele, doutor em Economia Turística, falava francês (sua origem), inglês, tinha se encantado pelo espanhol e pelo português e pretendia aprofundar o conhecimento nas línguas latinas. Para quem ainda está com preguiça de aprender um idioma, fica o exemplo dos nossos amigos e uma dica: quanto mais idiomas você conhece, mais fácil se torna aprender novos. Good day!

domingo, 24 de maio de 2009

O que é poliglotismo?

Poliglotismo é a capacidade de utilizar quatro ou mais línguas, incluindo aí a língua materna, de maneira eficaz em relação aos objetivos da comunicação do indivíduo. É preciso levar em consideração: 1. As habilidades lingüísticas (leitura, escuta, escrita, fala). 2. O nível de proficiência de cada uma dessas habilidades. 3. O contexto de uso da língua. 4. As necessidades e objetivos da comunicação.

sábado, 23 de maio de 2009

Encontro Poliglota

A Habla Tradutores convida todos os bilíngues, trilíngues e poliglotas de plantão a participarem do Encontro Poliglota que vai acontecer em Foz do Iguaçu, no dia 30 de maio, sábado, na Subway da Jorge Schimmelpfeng, 230, Centro. O objetivo é reunir pessoas interessadas em praticar idiomas, conversar sobre diferentes culturas e fazer novos amigos. Esperamos vocês a partir das 18h. A entrada é franca.